Blog

Desejada, P.C. Cast


Sipnose:
Lina é proprietária de uma padaria Gourmet em Tulsa mas, infelizmente, o negócio não está a correr como esperado e ela precisa de um plano. Quando tropeça, acidentalmente, num livro de culinária italiana da deusa, Lina não consegue deixar de pensar que encontrou a solução para os problemas, mesmo que isso implique invocar uma deusa para salvar o seu negócio. Em breve, Lina encontra-se cara a cara com Deméter, que tem o seu próprio plano. Ela propõe que Lina troque a alma com Perséfone, a deusa da primavera, que irá dar uma nova vida à padaria. Em troca Lina terá que repor a ordem no submundo. Depois de ocupar o corpo de encantadora Perséfone, Lina, cujos problemas eram massa azeda e segundos encontros, tem agora assuntos maiores em mãos, como levar a primavera ao mundo dos espíritos. Mas, quando o belo e perigoso Hades acende uma chama no seu coração, Linda não pode deixar de se interrogar se o senhor do submundo não será o homem dos seus sonhos.

Há uns tempos falei de Renascida, hoje trago-vos o segundo volume da série Chamamento da Deusa da P.C. Cast. Creio que já disse isto antes, mas sou grande fã de povos antigos e mitologia, principalmente da grega. O livro é um reconto do mito de Perséfone, deusa da primavera, e Hades, deus dos mortos - um dos meus deuses favoritos.

Resumidamente, na mitologia original Perséfone é raptada por Hades enquanto colhia flores e levada para o Submundo, onde ele faz dela sua rainha. A sua mãe, Deméter, fica inconsolável e descuida-se nas tarefas. As terras tornam-se estéreis e há escassez de alimentos. Perséfone recusa-se a comer e começa a definhar, até que a mãe descobre o seu paradeiro e juntamente com Hermes a vai buscar. Entretanto Perséfone comeu seis sementes de romã e concluiram que ela não tinha rejeitado totalmente Hades. Assim estabeleceram um acordo: ela passaria seis meses com a mãe (Primavera e Verão) e seis meses com Hades (Outono e Inverno). Ou seja, o mito justifica o ciclo anual das colheitas.

Desejada, ou Deusa da Primavera, apresenta-nos a Lina, uma padeira de 43 anos, que troca de corpo com Perséfone após invocar Deméter e aceitar o acordo proposto pela deusa. Persféfone ficará na terra, fazendo com que a padaria prospere e Lina, no corpo dela, irá para o Submundo.

A partir daí a leitura torna-se mais interessante, passando pelas descrições maravilhosas dos locais do Submundo - sendo os Campos Elísios de longe os meus favoritos -, as discussões de Linda com Hades e a atração entre os dois, mesmo ele tendo uma personalidade extremamente sombria. A autora introduz personagens mitológicos como Orfeu e Eurídice, fala sobre as almas gémeas e recria os mitos à sua maneira.

O livro no geral não me decepcionou. Tem um pouco de erotismo, embora não seja predominante, e acabe por ser romantizado e pouco descritivo. O enredo foi bem desenvolvido, embora no início eu me tenha aborrecido um pouco e como sempre, a escrita da P.C. Cast cativou-me.

Para quem gostou de Renascida, recomendo que leiam também este, não se vão arrepender.

No comments:

Post a Comment

A Dream to Hold Design de Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Powered by Blogger.